
Importância de ter um certificado SSL no seu site
Desde meados de 2018, o Google Chrome passou a mostrar um aviso sempre que a página visualizada não é considerada segura, ou seja, o site não utiliza o protocolo de segurança HTTPS.
Atualmente, os principais navegadores discriminam positivamente os sites em funcionamento com protocolo seguro. No sentido inverso, os sites que utilizam o protocolo HTTP são penalizados, levando também a uma menor confiança por parte dos visitantes.
O que é o HTTPS?

O HTTPS (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) é um protocolo de segurança que informa aos visitantes quando estão em um site em que toda a informação entre o servidor e o navegador é encriptada. Ao ter um certificado SSL, irá transmitir aos seus visitantes e clientes a confiança de que todas as informações são tratadas de forma segura.
Em que medida um site HTTP não é seguro?

Num site com o protocolo HTTP, a informação entre servidor e cliente não é encriptada, pelo que poderá ser mais facilmente intercetada por um hacker mal-intencionado. Nestes casos, há uma maior probabilidade de o site ser atacado e permitir ao acesso a credenciais, ou outro tipo de informação confidencial.
Quais os motivos para ativar o Certificado SSL no seu site?
- Encriptação de dados e informações confidenciais;
- Segurança nas compras online com transmissão de dados pessoais;
- Proteção contra ataques online;
- Relação de confiança para com os visitantes do seu site;
- Otimização SEO;
- Melhoria do Ranking no Google.
A ONIT assegura a instalação de certificados SSL no alojamento de todos os seus clientes, permitindo deste modo um acesso seguro aos respetivos sites e email. Se o seu site não é seguro ou se tem alguma dúvida contacte-nos.