Vantagens das Aplicações Web nas Empresas

Aplicações Web, quais as suas vantagens para as empresas?

Antes de mais, é importante clarificar o que são. As aplicações web são, de uma forma geral, sistemas informáticos concebidos para serem utilizados em browsers (Chrome, Firefox, Safari, …), com ligação à internet. Este tipo de aplicações não requerem qualquer tipo de instalação prévia e estão preparadas para correr em qualquer sistema operativo desktop ou mobile (Windows, MacOS, Linux, Android, iOS, entre outros).

Mas afinal, quais são as principais vantagens destas aplicações nas empresas?


Otimização de processos de trabalho

A implementação destes sistemas de gestão empresarial facilitam as rotinas de trabalho dos gestores e dos colaboradores, normalizando os processos administrativos e operacionais, internos e externos, do negócio. De outra forma, estes seriam geridos arbitrariamente por cada colaborador ou de um modo não normalizado que tendencialmente leva a erros, redundâncias e perdas de informação. Existem várias ferramentas que podem, pontualmente, ajudar a resolver problemas dentro de uma ou mais equipas de trabalho, como as folhas de cálculo (Ex: Microsoft Excel, Google Spreadsheet, …). Contudo estas são apenas uma forma imediata de remediar as necessidades de organização e planeamento sem nunca resolver o problema no seu todo.

A normalização de fluxos de trabalho deve ser aplicada de forma transversal às várias equipas por forma a aumentar a produtividade de todos os elementos e facilitar o acesso à informação centralizando-a numa única aplicação. Deste modo será possível otimizar processos e assim assegurar melhores resultados para toda a organização.

Normalmente estes sistemas são desenvolvidos à medida de cada empresa para suportar as suas especificidades e respetivas regras de negócio. Além disso, são ajustados aos processos operacionais e de gestão, permitindo ainda uma definição clara das permissões de acesso de cada utilizador ou cargo.


Manutenção mais fácil

Uma das maiores vantagens destas aplicações web, é o facto de não necessitarem de instalação no computador de cada utilizador final, bastando apenas que este tenha um navegador web no seu desktop ou dispositivo móvel.

Este tipo de soluções online permitem que as suas atualizações sejam feitas com maior rapidez e sem necessidade de intervenção direta nos dispositivos onde são utilizadas. Desta forma, assegura-se que todos os utilizadores destes sistemas, sejam colaboradores, clientes, fornecedores, ou outros, estejam sempre com a versão mais atualizada da mesma. Deste modo evitam-se erros e incoerências na informação transmitida.


Maior acessibilidade e responsividade

Sendo estes sistemas de acesso via browser, podem ser utilizados em qualquer momento e em qualquer lugar com acesso Internet, não estando limitados à sua utilização dentro da empresa.

As aplicações modernas deverão possuir interfaces preparadas para suportar os diferentes tipos de dispositivos e resoluções, garantindo uma excelente usabilidade e experiência de utilização quer sejam acedidas através de desktop, tablet ou smartphone.


Serviço de Alojamento Cloud

O alojamento destas aplicações, tipicamente, é feito na Cloud (ou nuvem) por forma a garantir uma maior escalabilidade, quer em capacidade de armazenamento, quer em recursos computacionais. Este tipo de serviço na nuvem poderá ainda oferecer outras vantagens importantes, tais como maior efetividade nos backups e maior resiliência a falhas.


Redução de custos

Existem vários fatores que permitem uma redução significativa dos custos associados ao suporte destas plataformas. Partindo dos pontos já referidos anteriormente, poder-se-á identificar um conjunto de vantagens financeiras na sua utilização.

Custos diretos:

  • Não requerem instalação ou manutenção presencial, evitando assim custos de deslocações dos técnicos;
  • Quando instaladas em servidores na Cloud, os recursos necessários para manter desempenhos adequados, podem ser ajustados em qualquer momento. Isto permite que estes sistemas evoluam de acordo com as necessidades de cada empresa e com o seu crescimento, sem investimentos avultados no momento inicial.

Custos indiretos:

  • Partilha de informação de forma centralizada com parceiros, fornecedores e clientes, reduz drasticamente a dispersão de informação por vários meios de comunicação (e-mail, telefone, chats, entre outros), minimizando assim perdas informação muitas vezes relevantes para o desenvolvimento dos processos de negócio;
  • Automatização de processos de trabalho que outrora eram tratados de forma arbitrária (sem regras ou com incoerências nos fluxos). Com os novos sistemas de gestão de processos em Cloud, são introduzidas etapas predefinidas e transversais para toda a organização, permitindo assim uma redução acentuada dos tempos de resposta e um aumento significativo da produtividade e eficiências de todos os intervenientes.

Para mais informações sobre o desenvolvimento de aplicações web pela nossa equipa, consulte já aqui.