Importância de ter um certificado SSL no seu site

Importância de ter um certificado SSL no seu site

Desde meados de 2018, o Google Chrome passou a mostrar um aviso sempre que a página visualizada não é considerada segura, ou seja, o site não utiliza o protocolo de segurança HTTPS.

Atualmente, os principais navegadores discriminam positivamente os sites em funcionamento com protocolo seguro. No sentido inverso, os sites que utilizam o protocolo HTTP são penalizados, levando também a uma menor confiança por parte dos visitantes.

 

O que é o HTTPS?

Importância de ter um certificado ssl no seu site

O HTTPS (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) é um protocolo de segurança que informa aos visitantes quando estão em um site em que toda a informação entre o servidor e o navegador é encriptada. Ao ter um certificado SSL, irá transmitir aos seus visitantes e clientes a confiança de que todas as informações são tratadas de forma segura.

 

Em que medida um site HTTP não é seguro?

Importância de ter um certificado ssl no seu site

Num site com o protocolo HTTP, a informação entre servidor e cliente não é encriptada, pelo que poderá ser mais facilmente intercetada por um hacker mal-intencionado. Nestes casos, há uma maior probabilidade de o site ser atacado e permitir ao acesso a credenciais, ou outro tipo de informação confidencial.

 

Quais os motivos para ativar o Certificado SSL no seu site?

  • Encriptação de dados e informações confidenciais;
  • Segurança nas compras online com transmissão de dados pessoais;
  • Proteção contra ataques online;
  • Relação de confiança para com os visitantes do seu site;
  • Otimização SEO;
  • Melhoria do Ranking no Google.

A ONIT assegura a instalação de certificados SSL no alojamento de todos os seus clientes, permitindo deste modo um acesso seguro aos respetivos sites e email. Se o seu site não é seguro ou se tem alguma dúvida contacte-nos.