
Principais vantagens de utilizar um sistema de e-voting
O Voto Eletrónico (E-Voting) tem vindo a tornar-se um método de votação cada vez mais popular nos últimos anos, dado o enorme potencial para aumentar quer a acessibilidade ao voto, quer a eficiência dos processos associados aos processos eleitorais.
À medida que as tecnologias continuam a evoluir, os sistemas de votação eletrónica apresentam-se como sendo uma forte alternativa ou complemento aos métodos de votação tradicionais (presenciais e por correio), permitindo a inserção do voto eletronicamente através de equipamentos como smartphones ou computadores, com ligação à internet, de uma forma rápida, simples e segura, a partir de qualquer lugar. Por estas e outras razões, várias tipos de organizações como Associações, Sindicatos, entre outras, adotam, cada vez mais, esta solução.
Por forma a elucidar o leitor sobre as principais vantagens da votação eletrónica, preparámos um conjunto de pontos que justificam a adesão ao sistema de e-voting, por parte deste tipo de entidades:
1. Conveniência
O e-voting permite que os inscritos num ato eleitoral votem no conforto do seu próprio lar, ou noutro local à sua conveniência, desde que tenham ligação à internet, eliminando a necessidade de se deslocarem a uma mesa de voto física. Isto torna-se especialmente relevante para quem tem de se deslocar por grandes distâncias para exercer o seu direito de voto ou para pessoas com algum tipo de deficiência que limite a sua mobilidade.
2. Velocidade
Os resultados de uma votação eletrónica podem ser obtidos imediatamente após o fecho da votação, contrariamente aos métodos tradicionais de votação que requerem um processo de contagem, em regra, totalmente manual.
3. Precisão
Os sistemas de e-voting são projetados para prevenir erros e garantir a precisão dos resultados das eleições. Com este tipo de aplicações, é possível obter dados em tempo real, salvaguardando sempre a privacidade dos votantes e garantindo assim que existe uma maior transparência nos processos eleitorais.
Este tipo de sistemas também ajudam a minimizar a intervenção humana no processamento de resultados eleitorais, minimizando assim o risco de erro ou de qualquer tipo de interferência no mesmo.
4. Aumento da Participação Eleitoral
Os sistema de e-voting tornam o ato de votar bastante mais simples para as pessoas, pelas várias razões já enumeradas anteriormente. A existência deste facilitador, tendencialmente aumentará de forma significativa a participação eleitoral e assim reduzir a percentagem de abstenção em eleições.
Sem dúvida que a facilidade de votar a partir de qualquer lugar, em qualquer momento, pode encorajar pessoas que possivelmente não votariam pelos métodos tradicionais.
5. Sustentabilidade Ambiental e Redução de Custos
A utilização do voto eletrónico permite reduzir drasticamente o consumo de papel utilizado nos atos eleitorais. Desde logo porque reduz (ou elimina na totalidade) a quantidade de boletins de voto a serem impressos. Além disso, poderá inclusive evitar a utilização do voto por correio, evitando todos os custos associados como envelopes, portes, trabalho de preparação, entre outros.
A preparação de cada ato eleitoral torna-se assim bastante mais simples e eficiente, evitando logística complexa, com redução de consumo de recursos materiais e humanos.
Estando a nossa empresa especialmente dedicada à implementação de soluções para organizações na área associativa e sindical, desenvolvemos uma solução de e-voting repleta de potencialidades que permitem tornar o processo de votação mais eficiente, acessível e simples para todos os intervenientes nos processos eleitorais.
Se ainda não teve oportunidade de consultar o nosso produto, recomendados que saiba mais sobre o mesmo, aqui.