Blog

Acompanhe o universo ONIT

Servidores Cloud, quais as suas vantagens para as empresas?

Servidores Cloud, quais as suas vantagens para as empresas?

Esta questão não é recente, mas a verdade é que ainda muitas empresas portuguesas utilizam servidores próprios, instalados dentro de portas, sem se questionarem sobre opções alternativas. Na verdade, muitas destas organizações poderiam funcionar com base num modelo Cloud ou híbrido com enormes vantagens, sobretudo no que diz respeito à segurança da informação, resiliência a falhas e disponibilidade desta em qualquer lugar.

Estes servidores asseguram, por exemplo, o alojamento de websites e aplicações web, o armazenamento e partilha de ficheiros, entre muitas outras possibilidades.

 

Partilhamos consigo as 4 principais vantagens das soluções Cloud, face aos servidores tradicionais:


Escalabilidade e flexibilidade

Um dos pontos fortes dos servidores na Cloud é que os seus recursos computacionais podem ser ajustados a qualquer momento. Isto permite às empresas aumentarem a sua capacidade de resposta, seja por necessidades temporárias ou por crescimento do próprio negócio. Por exemplo, quando é feita alguma campanha promocional que pode levar a um aumento significativo das visitas ao site, geralmente opta-se por aumentar temporariamente os recursos da máquina por forma a que o servidor consiga dar resposta aos vários pedidos recebidos, sem apresentar uma quebra na performance.

No fundo, esta flexibilidade permite à sua empresa utilizar e pagar apenas por aquilo que necessita, nem mais nem menos. Trata-se de, em vez de tomar a opção de efetuar grandes investimentos de uma só vez, apenas pagar pelo serviço na medida das reais necessidades a cada momento.


Acessibilidade

Os servidores na nuvem trazem ainda consigo uma mudança de paradigma no acesso à informação das empresas. Estando o software e os ficheiros da empresa na Cloud, estes passam a poder ser acedidos facilmente a partir de qualquer lugar sem necessidade de ligações via VPN, por exemplo.

Permite ainda partilhar informação mais facilmente com parceiros e clientes, sempre com um controlo total da informação partilhada.

Deste modo, mudar de instalações ou trabalhar com uma rede dispersa de escritórios, passa a ser tão simples como estar num único local.


Segurança e proteção de dados

As empresas que asseguram este tipo de serviços de computação na nuvem estão preparadas tecnicamente e atualizadas relativamente às normas legais que devem cumprir para assegurar o correto funcionamento do seu serviço. Além disso, dispõem dos meios necessários para eventuais necessidades de recuperação de informação perdida e para proteger os dados das empresas às quais prestam serviços. Antes de subscrever serviços Cloud, consulte os níveis de serviço para poder criar os planos de contingência da sua empresa.


Redução de custos

Manter servidores locais requer investimento em equipamentos e no respetivo software. Será ainda necessário manter suporte técnico, para assegurar o seu funcionamento. É ainda importante ter em conta o consumo de eletricidade contínuo, representando assim um custo significativo para as empresas no final do mês. Poderá ainda ser necessário investimentos adicionais em sistemas de ar condicionado para refrigeração dos espaços técnicos.

No caso dos servidores na nuvem, estas questões não se colocam, uma vez que existe apenas um contrato de prestação de serviços que assegura que a sua empresa tem um servidor atualizado e com os recursos necessários para o seu negócio. Todas as preocupações com a manutenção do servidor ficam do lado do prestador de serviços na Cloud que naturalmente tenderá a otimizar estes sistemas.


Esperamos que tenha ficado um pouco mais esclarecido sobre os benefícios de migrar os servidores da sua empresa para a Cloud. Se pretender mais informação sobre o nosso serviço de alojamento na Cloud, clique aqui.